Viagem a Bruxelas

Um grupo de seis alunos do 7ºB, assíduos do Clube Europeu, acompanhados dos docentes Graça Morgado e Francisco Mendes, viajaram até Bruxelas onde permaneceram durante os dias 24, 25 e 26 de maio, a convite da eurodeputada Marisa Matias.

Nesta viagem de estudo, os nossos alunos ficaram a conhecer o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia. Tiveram a oportunidade de estarem à conversa com a Eurodeputada Marisa Matias, de lhe colocarem algumas perguntas e de assistirem a duas sessões, uma no Parlamento Europeu e outra na Comissão Europeia. Estas sessões permitiram-lhes adquirir uma melhor perceção do funcionamento desta instituição; do impacto da sua atividade tanto na Europa como no mundo e do papel dos eurodeputados enquanto porta-voz dos interesses dos cidadãos que representam.

Visitaram também a Casa da História Europeia, museu que proporciona aprender sobre a história do continente europeu e refletir sobre o seu significado na atualidade.

Aí está patente uma exposição permanente, disponível em 24 línguas, onde é possível ver como os conceitos geográficos mudaram ao longo do tempo, refletindo a herança europeia. Dá-se particular relevo à história política, económica, social e cultural dos séculos XIX e XX e à história da integração europeia.

Na cidade de Bruxelas, alunos e acompanhantes, visitaram ainda a Mini-Europa e o Atomium, memorial da exposição universal de Bruxelas em 1958, o centro histórico onde destacamos a Grand - Place com os seus magníficos edifícios de estilo renascentista flamengo do final do século XVI início do século XVII, Património Mundial da Unesco desde 1998.

Ao longo destes dias, privaram com alunos dos Clubes Europeus das escolas de Maceira e de Torres Vedras e com a equipa do Centro Europe Directe Oeste, liderada pela coordenadora Sandra Geada, a quem coube o cargo da organização de toda avisita e a quem agradecemos a sua disponibilidade.

Esta viagem de estudo, para além de ser uma viagem muito enriquecedora pelos aspetos de grande utilidade cultural e pedagógica que proporcionou, foi também, para a maioria dos alunos, uma oportunidade única de sair do país e de enriquecimento pessoal.

Nos seus relatórios e impressões da viagem, os alunos mostraram-se muito gratos pela oportunidade que lhes foi dada.

As fotografias podem ser vistas aqui ou então aqui.